11.5.14

Receita de Pizza com Base de Pão de Alho

Boa tarde a todos,
Bem..confesso que tenho andado algo perguiçosa para fazer novas receitas e blogar. Ando numa daquelas fases de repetição dos menus mais práticos e, assim sendo, não tenho feito novas receitas para o blog. Sem querer fazer promessas, vou tentar dedicar-me ao blogue um pouco mais. 
Dito isto, passemos então à sugestão de hoje: Pizza! Mais concretamente, uma base de Pizza deliciosa.

Eu adoro Pão de Alho mas fazer dele a massa da Pizza é uma ideia que só experimentei depois de ter encontrado esta receita de Pizza Carbonara no blog "Cozinha daduxa". Já tenho feito os bordos da Pizza recheados de queijo, o que também fica muito bom, mas a base assim é di-vi-nal.  

O blogue Daduxa é recheado de boas receitas ilustradas por belas fotografias. É um dos blogues de receitas em Português que encontrei há pouco tempo e que passei a visitar com alguma frequência. Recomendo, visitem e vejam se conseguem resistir às sugestões :)

Tenho feito esta receita de base de Pizza na máquina de fazer pão. Por falar nela, tenho lhe dado imenso uso. Todas as semanas faço, pelo menos, 2 pães com sementes.

As quantidades de ingredientes da receita original dão para fazer duas bases de Pizza grandes. A adaptação que faço é acrescentar mais alho em pó (uso 2 colheres de sobremesa bem cheias). A receita pede um ovo e quando faço metade da quantidade uso um ovo de codorniz. Esta foi uma ideia que me surgiu e que resulta na perfeição pois não dá para usar meio ovo.  Tenho usado sempre fermento biológico fresco e por isso não congelo a massa.

Aqui fica a transcrição da receita original e fotos de algumas das Pizzas que tenho feito usando esta receita de base:

Ingredientes:

~ 200 ml de leite morno
~ 2 colheres de sopa de azeite
~ 1 ovo pequeno
~ 2 colheres de chá de sal
~ 1 colher de sobremesa de açúcar
~ 1 colher de chá de alho em pó
~ 400 g de farinha de trigo Tipo 65
~ 2 colheres de chá de fermento seco biológico (ou 15g de fermento fresco)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina, respeitando a ordem, primeiro os líquidos, depois os sólidos, programa: Massas.
Na minha máquina, o programa demora 1 hora e 30 minutos. Quando o programa termina, retiro logo a massa da cuba da máquina e moldo-a com a ajuda de um rolo e um pouco de farinha.
Uma dessas Pizza prontinha para ir ao forno:




Recheios:

Como continuo a seguir a opção Semi-Vegetariana, tenho feito sobretudo duas combinações de ingredientes: uma só com legumes e/ou vários queijos, outra com atum ao natural. Confesso que o bacon é o único ingrediente que me faz alguma inveja mas tenho conseguido resistir! :)
Esta é uma Pizza com os bordos recheados com queijo:


A receita original inclui Nata Carbonara. Experimentei e gostei mas também tenho feito algumas versões desta receita com tomate fresco e/ou o tradicional molho de tomate caseiro.
Uma das Pizzas com atum e molho de tomate:


Bom Apetite! :)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!!
Parabéns pelo seu blog, realmente sua inteligência e talento são únicos.
Ontem o almoço de dia das mães que fiz para minha avó teve receitas tiradas daqui, dentre elas Camarão. Agora estava buscando alguma de Almôndegas para hoje e encontrei! À noite ou amanhã quero fazer pizza!
Preciso perguntar... No final de semana é aniversário do meu avô e mais uma vez estarei no comando da cozinha mas confesso que não entendo muito bem... Para fazer sopa, existe um tempo adequado de cozimento para os legumes? Por que se cozidos demais, eles perdem os nutrientes não? E de menos, ficariam duros não é?! rsrs Talvez faça um bolo de chocolate "nega maluca", adoraria, mas a única vez que fiz saiu duro e murcho... Todo errado. É verdade que não se coloca manteiga e sim ÓLEO e água quente? Não coloquei. E o fermento estava vencido, pode ter sido o problema?!
Desculpe o incomodo.
Beijos
Milly

O Cantinho dos Gulosos disse...

que pizza com bom aspeto, adorei.


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt